O projeto de « turismo rural educativo »

Os agricultores da Acra não são somente produtores de  materia prima. Eles acreditam que a agricultura tem outras funções econômicas, sociais e ambientais.
Eles constatavam que a separação entre homem e natureza se torna maior a cada dia. Pior, o trabalho rural ainda é muito desvalorizado dentro de nossa sociedade.
Esta separação é muito visível também na área da alimentação. Os individuais são completamente desconectados do meio rural e não fazem mais o vinculo entre a produção e a consumação. A maioria compra e consome produtos já transformados e amiúde importados, da grande distribuição. O problema é que esta maneira de consumir é de se alimentar tem conseqüência nefasta sobre o meio ambiente, a saúde dos consumidores e as condições de vida dos agricultores familiares.
Aqui nascia a ideia deste projeto: Sensibilizar os visitantes, principalmente as crianças e os adolescentes do ensino fundamental da prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, à importância da agricultura familiar sustentável para a saúde e o meio ambiente através de atividades pedagógicas realizadas na propriedade rural.
A Acra a través do programa “alimentação escolar” ja fornece em produtos orgânicos 85 merendas das escolas de Santa Bárbara. As crianças consumem os produtos orgânicos da Acra a cada dia mas sem realmente saber porque é importante.

             

O projeto vai consistir em uma visita monitorada do sitio da Acra.
A parte prática pode estar apresentada como um cardapio. Primeira vem a entrada que corresponde na recepção das crianças. O ferramento principal desta parte vai ser a dinâmica de grupo que promove a participação de todos os envolvidos como sujeito, na linha direita da pedagogia de P. Freire. Com efeito,  A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo. Em conseqüência, varias dinâmicas de apresentação e conhecimentos serão propostas as escolas que poderão escolher.
O prato principal corresponde a uma visita interativa do sitio durante aquela serão apresentados os diferentes tipos de produção, serão conversados temas como o reciclagem, o composto. Tem uma variedade de materiais: video tratando da agricultura familiar e orgânica, um teatro de marionete sobre o tema da alimentação sustentável, jogos pedagógicos.
Finalmente a sobremesa vai corresponder a fase de evaluação do dia. Este tempo é muito importante para a consideração dos educandos como sujeitos. As crianças têm que pensar sobre o que aconteceu durante este dia, de qual mensagem eles vão se lembrar. Pode ser  também um jeito para os agricultores de melhorar a visita. A evaluação pode ser feito de diferentes maneiras como a realização de um desenho que desenvolver o lado criativo das crianças o uma dinâmica de grupo.
A visita termina com um lanche preparado  com os produtos orgânicos do próprio sitio.

Se você esta interessado para participar deste roteiro, por favor entre em contato com a Acra.